Veritas Ipsa

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PEDRO CRUCIFICADO DE CABEÇA PARA BAIXO

A ACUSAÇÃO COMUM:

É completamente infundada e absurda a Tradição católica que afirma que o Apóstolo Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.

A VERDADE, CÁ:

Antiquíssimos escritores eclesiásticos informam:



"Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo" (Orígenes [+séc.III], Com. in Genes. 3).

"Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo" (Eusébio de Cesaréia [+séc.IV], História Eclesiástica 3,1).

AS SEMENTES DA VERDADE, LÁ:

Diversas comunidades protestantes reconhecem que Pedro foi de fato crucificado de cabeça para baixo, como se verifica nas seguintes fotos:



Chaves entregues a Pedro, em forma de cruz invertida - Igreja Episcopaliana de São Pedro de Charlotte, Nova Carolina, EUA (http://www.st-petersweb.org/)


Vitral contendo os símbolos ligados a Pedro: as chaves, o galo e a cruz invertida - Igreja Luterana de Cristo, Las Vegas, EUA (http://www.christlutheranlasvegas.org/)


Vitral apresentando Pedro segurando as chaves do Reino; sobre sua cabeça, o galo; sob seus pés, a cruz invertida - Catedral Presbiteriana da Trindade, Sacramento, Califórna, EUA (http://www.trinitycathedral.org/)


Ornamento sacro apresentando a cruz invertida de São Pedro - Igreja Anglicana de São Pedro ad Vincula, Stoke on Trent, Inglaterra (http://www.thepotteries.org/church/stoke/st_peters.htm)


Vitral apresentando as chaves do Reino entre uma cruz invertida - Igreja Cristã dos Discípulos de Cristo, Cleveland Hights, Cheektowaga, Nova Iorque, EUA (http://www.welgoss.com/chcc/secondaryindex.html)


Pedro, no extremo esquerdo do vitral, tem sobre a sua cabeça o símbolo das chaves e uma cruz invertida - Igreja Batista de Broadway, Fort Worth, Texas, EUA (http://www.broadwaybc.org/worship/windows/commission.html)


Além dessas imagens protestantes, há também protestantes que sustentam o mesmo com palavras. Por exemplo:

  • "O Novo Testamento não nos diz o que ocorreu com a maioria dos Apóstolos. Atos nos conta sobre a morte de Tiago, o irmão de João. Contudo, o próprio livro dos Atos nos deixa em suspenso ao terminar, dizendo-nos que Paulo pregava livremente em Roma. O que ocorreu então com Paulo e também com os demais Apóstolos? Desde tempos muito antigos surgiram tradições que afirmavam que tal ou qual Apóstolo havia estado em tal ou qual lugar, ou que havia sofrido o martírio de uma forma ou de outra. Muitas dessas tradições são induvidavelmente resultantes do desejo por parte de cada igreja em cada cidade poder afirmar sua origem apostólica; porém, outras são mais dignas de crédito e merecem ao menos que as conheçamos. De todas essas tradições, provavelmente a que é mais difícil de duvidar é a que afirma que Pedro esteve em Roma e que sofreu o martírio nessa cidade durante a perseguição de Nero. Este fato encontra testemunhos em vários escritores cristãos datados desde o fim do século I e de todo o século II e, portanto, deve ser aceito como historicamente correto. Ademais, tudo parece indicar que a 'Babilônia' a que se refere 1Pedro 5,13 seja Roma: 'A igreja que está na Babilônia, eleita juntamente conosco, e Marcos, meu filho, vos saúdam'. Por outro lado, a mesma tradição que afirma que Pedro morreu crucificado - alguns autores afirmam que de cabeça para baixo - encontra ecos em João 21,18-19, onde Jesus diz a Pedro: 'Quando eras mais jovem, te cingias e ias aonde querias; mas quando fores velho, estenderás tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir'. E o Evangelista acrescenta como comentário: 'Isto disse dando a entender com que tipo de morte haveria de glorificar a Deus'" (GONZÁLEZ, Justo L.. "Historia del Cristianismo", Tomo 1. Miami: Editoria Unilit, 1994, Capítulo 4, Seção 3).